Páginas

domingo, 3 de abril de 2011

Estádios de desenvolvimento intelectual

Piaget formulou a sua teoria de que o conhecimento evolui por meio de estruturas de raciocínio que se substituem através de estádios que se dividem em quatro, são eles o estádio sensório-motor dos 0 aos 2 anos, neste estádio a inteligência é fundamentalmente sensorial.É neste estádio que aparece o conceito de objecto permanente, a criança procura o objecto escondido porque tem noção da existência do objecto. Estádio pré-operatório dos 2 aos 7 anos, neste estágio a criança já consegue nomear objectos e raciocinar intuitivamente, mas não consegue coordenar operações fundamentais. Estádio das operações concretas dos 7 aos 12 anos, a criança começa a deixar de ser egocêntrica, o pensamento é lógico e já é capaz de realizar operações concretas. Por fim o estádio das operações formais dos 12 aos 16 anos, as deduções lógicas podem ser feitas sem apoio de objectos concretos, pensa abstractamente, formula hipóteses.

0 comentários:

Enviar um comentário